Grupo da Quinta

quarta-feira

Série artigos: "ATORES QUE CANTAM"

* Rose Mary Martins


Tudo começa a partir de minha inquietação metodológica no ensino da voz dirigido ao trabalho do ator. Procuro, então, despertar nos alunos o interesse e a motivação, em sala de aula, buscando conscientizá-los sobre suas potencialidades musicais e a importância desta musicalidade no trabalho com o texto dramático.

O primeiro procedimento que adoto conduz ao estudo introdutório de canto para os não musicalizados e, de imediato, um sintoma é observado em alguns alunos: medo ou timidez em lidar com as próprias capacidades vocais, até então desconhecidas. No decorrer do processo, tal qual efeito terapêutico, surge a natural descontração.

E, também, o primeiro desafio: determinar limites à descontração e ao relaxamento, condição indispensável para um trabalho musical ou de qualquer outra natureza artística, concretizando um dos meus objetivos: o de provocar entusiasmo, disposição e prazer no estudo de voz para o teatro. Outro fato significativo ocorre quando parte do grupo solicita que as aulas se estendam além da carga horária oficial do curso. Aceito o desafio.

A idéia é aprofundar cada vez mais a prática do canto. Na oportunidade, integra-se ao grupo um regente profissional, numa parceria enriquecedora aos propósitos do trabalho acadêmico. O projeto desenvolve-se durante dois semestres, entre aulas, escolha das músicas, ensaios semanais, e trabalho em estúdio, resultando na gravação de um CD Demo com músicas do cancioneiro popular brasileiro.

Um novo trabalho surge, desta vez, extrapolando os limites da sala de aula. Trata-se da formação de um grupo musical independente, que reúne músicos, atores e cantores. Alguns trazem na bagagem vasta experiência em canto coral e outros, experiências em teatro. A principal busca se define por um trabalho que permita experimentar outras formas vocal, instrumental e performática, visando o espetáculo.

Esta experiência mantém elo com a proposta anterior, desenvolvida na UFPE, a partir do momento em que alunos, ao se destacarem pelo desempenho na experiência acadêmica, migram para este grupo, agora, com perspectivas no mercado musical. A estréia está prevista para junho de 2004, por ocasião do lançamento do livro A Voz e a Palavra na Cena do Recife Hoje, resultado da minha tese de mestrado no programa de pós-graduação da UFBA. O espetáculo incluirá, na estréia, poemas de Joaquim Cardozo, experimentos vocais e um repertório de música popular brasileira.

Ampliando o trabalho do grupo, outro projeto começa a ser desenhado, desta vez, um espetáculo de teatro acústico, composição musical de Oscar Edelstein (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina) e direção cênica de João Denys (Universidade Federal de Pernambuco).

Rose Mary Martins, mestre em Teatro, professora de Técnica Vocal , coordenadora do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco.

9 Comments:

  • At 18.1.06, Anonymous Anônimo said…

    Adorei... isso é ótimo pra divulgação...
    Um abraço!

     
  • At 18.1.06, Anonymous Anônimo said…

    Adorei... isso é ótimo pra divulgação...
    Um abraço!

     
  • At 25.1.06, Anonymous Anônimo said…

    Ficou mt legal o blog. Vamos divulgar, heim! Já tem apresentação aí no Carnaval, vamos lá vê a gente.

     
  • At 29.1.06, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns Grupo da Quinta!!!
    Continuem resistindo e produzindo com essa qualidade.

     
  • At 6.2.06, Anonymous Anônimo said…

    olá, tive oportunidade de ver a apresentação de vcs no Pátio de São Pedro, simplesmente muuuito legal, poxa, uma qualidade incrível... gostei muito viu e q esse trabalho de vcs seja bem divulgado, inclusive o site tá show de bola.

    Bjos e muito sucesso !! =D

     
  • At 19.2.06, Anonymous Anônimo said…

    Eu achei o blogger ótimo!
    Está com um visual lindo
    Um beijo a todos

     
  • At 19.2.06, Anonymous Anônimo said…

    Eu achei o blogger ótimo!
    Está com um visual lindo
    Um beijo a todos

     
  • At 6.3.06, Anonymous Anônimo said…

    A apresentação de vcs no carnaval marcou um diferencial. Foi bom reviver antigos carnavais através das fantasias e das músicas.
    Parabéns!!!!

     
  • At 27.1.07, Anonymous Anônimo said…

    Tuve el placer de conocer a Oscar Edelstein en buenos aires, de donde vengo, me alegra muchísimo que esté trabajando con un grupo como el de uds, él es uno de los mejores compositores de la actualidad latinoamericana sin dudas, por supuesto que un orgullo para nuestro país, Argentina!! me pone muy contenta saber que estará por acá, ví su última ópera en francia y es descomunal, una verdadera pieza maestra.
    Bueno, espero recibir mas noticias de vuestro grupo, Los felicito por el blog, realmente importante.

    María del Carmen Fonseca

     

Postar um comentário

<< Home