Grupo da Quinta

domingo

O espetáculo



O espetáculo O Canto do teatro Brasileiro 1 é resultado de uma pesquisa, que transita no território fronteiriço da música e do teatro, desenvolvida pelo Grupo da Quinta, juntamente com o Haja Teatro, tendo como base composições criadas especialmente para o teatro brasileiro a partir do decênio de 1960, período este em que vários artistas, a exemplo de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes, Chico Buarque, Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Plínio Marcos, conseguiram criar, “sob pressão”, textos teatrais nos quais o Brasil é desvelado em seus aspectos históricos, políticos e sociais. Criações que marcaram fortemente a cultura do país, por suas qualidades poéticas, por suas posições críticas, formando o que o crítico Yan Michalski denominou de “uma frente de resistência” à ditadura militar que cerceava a liberdade dos brasileiros.

A direção do espetáculo é assinada pelo dramaturgo, encenador, ator, iluminador, maquiador, designer e professor de teatro, João Denys, autor de textos teatrais premiados como A pedra do navio (1979), O círculo da vida (1991), Deus Danado (1993) e Flores D’América (1998). João Denys divide a direção cênica com a coordenadora do grupo, mestre em teatro pela UFBA, professora Rose Mary Martins e a direção musical está sob a responsabilidade do licenciando em Música da UFPE Kleber Santana.

A montagem tem como lastro uma colagem das canções e dos textos Calabar (1973), de Chico Buarque e Ruy Guerra, Arena conta Zumbi (1965), de Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal e Edu Lobo; Morte e vida Severina (1966), de João Cabral de Melo Neto; Gota d’água (1975), de Chico Buarque e Paulo Pontes; Roda viva (1969) e Ópera do malandro (1978), ambas de Chico Buarque. O esforço criativo para selecionar, montar e colar fragmentos destes textos foi enorme e exigiu uma carpintaria dramatúrgica, tanto do texto em si como do texto cênico, corroborando com o pensamento de Millôr Fernandes, ao conceber sua colagem O homem do princípio ao fim, em que repudia a superficialidade com que este tipo de espetáculo foi urdido e avaliado no Brasil e o coloca em seu devido lugar de gênero de extraordinária dificuldade de execução, chegando a considerá-lo mais difícil do que escrever um texto original.

O Canto do Teatro Brasileiro 1 traz, também, à cena o resultado de uma outra vertente de pesquisa do Grupo da Quinta: Revendo a Formação do Intérprete, investigação em que os cantores e instrumentistas são levados a trabalhar a interpretação e os atores estimulados ao canto e à dança.

O Grupo da Quinta é um grupo de música e cena, que vem desenvolvendo uma pesquisa teórico-prática de composição artística baseada na multidisciplinaridade das artes. Esta pesquisa surgiu de uma análise da cena artística local que detectou deficiências e limitações na formação do intérprete, ator, cantor, instrumentista, visto que estes se restringem à aptidão específica, sem transitar por outras formas de expressão. Tentando mudar este quadro, o grupo desenvolve um trabalho que busca integrar o canto, a execução instrumental, a interpretação teatral e as principais atividades do processo de criação e produção cênicas.

A proposta do grupo consiste em promover intercâmbio cultural e estimular artistas locais à pesquisa de novas linguagens do espetáculo, por meio de concertos, oficinas de música instrumental, vocal e cênica. Busca também fortalecer a diversidade de conhecimento no campo artístico e fazer contacto com os diferentes modos culturais produzidos pela sociedade, desenvolvendo um trabalho em que diferentes linguagens da arte estejam presentes numa mesma proposta.

Composto basicamente por professores e alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Conservatório Pernambucano de Música, o grupo vem despontando como incentivador dos futuros profissionais e constituindo-se num laboratório para pôr em prática estudos gerados nos próprios centros de formação artística. A apresentação de seus trabalhos tem sido uma janela de divulgação da linha de formação e pesquisa germinada dentro do campus universitário e projetada no mercado de trabalho, ampliando os investimentos dos estudantes e patrocinadores locais na área cultural.

Dentre os principais projetos e acontecimentos culturais que o grupo tem participado, destacam-se o Circuito Cultural Banco do Brasil, o Projeto Rosa dos Ventos do SESC – PE, o Carnaval Multicultural do Recife e eventos promovidos por Instituições públicas e privadas de Pernambuco. Um dos principais convites recebidos pelo Grupo da Quinta foi para representar o Brasil na 8ª Edição da Mostra Internacional de Teatro – Entretanto MIT Valongo, realizada no período de 25 a 28 de novembro de 2005, em Valongo – Portugal, numa organização conjunta do Entretanto Teatro e da Câmara Municipal de Valongo, com o apoio do Ministério da Cultura Portuguesa – Instituto das Artes.